terça-feira, 25 de junho de 2013

Produtores de Carandaí, MG, estão satisfeitos com a safra da beterraba

Eles plantam sementes importadas para garantir qualidade.
Produto que sai da lavoura é bom e o investimento está compensando.


A produção anual de beterraba em Carandaí, no Campo das Vertentes, Minas Gerais, chega a 3,2 mil toneladas.
A região é a maior produtora do estado e o auge da colheita começa agora no inverno. A época com baixas temperaturas e poucas chuvas, facilita o trabalho no campo e reduz a perda na lavoura.
Para garantir a produtividade, os cuidados com o plantio começam com a escolha das sementes. Como o plantio é feito nos meses com maior incidência de chuva, entre novembro e fevereiro, o investimento em variedades menos suscetíveis à pragas e doenças tem se tornado compensador.
A beterraba cultivada na região vem da Nova Zelândia e é híbrida. Ela é mais resistente e tem uma produção uniforme. Outra qualidade é a coloração mais intensa.
A variedade híbrida é resultado da seleção de cruzamentos de diferentes beterrabas. Tem o mesmo ciclo de produção da variedade comum, a grande diferença está na produtividade por hectare: enquanto a comum rende 30, a híbrida chega a 50 toneladas.
Há três anos, a semente importada virou opção para o agricultor José Pedro Vitoreti. Ele diz que a atividade tornou-se mais lucrativa. “A semente é mais cara, mas o mercado hoje exige mais dela do que da outra”, diz.
A maior parte da produção de beterraba de Carandaí é vendida para a Central de Abastecimento de Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário