quarta-feira, 12 de junho de 2013

Em SP, preço baixo do café está desanimando os produtores

Nova safra chega ao mercado antes da anterior ter sido comercializada.
Só quem precisa do dinheiro está vendendo o produto.


A chuva pode melhorar a produtividade do café que começa a ser colhido este mês na fazenda de José Henrique, em Cristais Paulista, mas a possibilidade de superar a estimativa da safra não anima muito o agricultor. Cerca de 40% da safra do ano passado ainda está estocada por causa da espera para melhora do mercado.
Assim como muitos outros produtores, José tinha a expectativa de conseguir um preço maior pelo produto. "A expectativa de alta do mercado agora é mínima, então eu já estou vendendo", diz.
Uma cooperativa de Franca, no nordeste de São Paulo, ainda não recebeu nenhuma saca de café da colheita desse ano e o galpão continua cheio de produto da safra passada.
Normalmente, nesta época do ano, o armazém estaria praticamente vazio, mas os preços baixos não estimularam os agricultores a vender os estoques. "O café é a moeda deles, então quando eles têm alguma coisa sobrando, eles guardam e usam à medida que necessitam", diz João Alves de Toledo Filho, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário