quarta-feira, 19 de junho de 2013

Produtores apostam no cultivo da batata yacon em Carandaí, MG

Raíz é típica da região andina e chegou há poucos anos ao Brasil.
Entre as principais vantagens, estão o baixo custo e a produtividade.

 

Jailton Presotti costumava cultivar tomate, abobrinha e jiló no município de Carandaí, região central de Minas Gerais, mas há quatro anos ele conheceu o tubérculo yacon e se surpreendeu.
Depois de experimentar e gostar, ele resolveu investir no cultivo. Começou com uma área de 100 metros quadrados, o ano seguinte passou para 500 e hoje já são dois hectares.
A yacon tem o formato parecido com o da batata doce, mas o sabor é diferente, mais adocicado. Ela pode ser consumida crua, em salada e sucos, por exemplo.
A raiz é originária da cordilheira dos Andes e foi trazida para Carandaí há sete anos. Ela é considerada uma aliada no controle do diabetes e também do colesterol, por isso, produtores da região estão apostando no crescente mercado.
É o caso de Salomão Lima, que substituiu o cultivo do feijão pelo da yacon. Ele tem recebido em média R$ 20 por cada caixa de nove quilos e o que aumenta ainda mais a margem de lucro do agricultor é o baixo custo da produção. "O custo é baixo, nós plantamos sem adubar, sem nada", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário