quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mostra Tecnológica da Carne e da Agroindústria: Do Campo ao Prato

O Arranjo Produtivo Local mostrando a sinergia dos diversos elos da cadeia produtiva agropecuária do município será apresentado ao público na 70ª Exposição Agropecuária de Alegrete



O objetivo do evento é o de expor a qualidade da carne das raças de bovinos e ovinos criados a campo no Rio Grande do Sul, agregando aos produtos confeccionados no município como por exemplo a lingüiça, o charque, tradicionais no estado e também o de degustar a qualidade e o sabor do arroz,  produtos esses oriundos do setor primário de Alegrete.

A atividade irá acontecer de 17 a 20 de outubro, em um espaço que será montado ao lado do Pavilhão de Remates, do Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, sempre no período da tarde. A Mostra Tecnológica Da Carne e da Agroindústria é uma iniciativa do Sindicato Rural de Alegrete, que tem a coordenação da Associação Alegretense das Agroindústrias. “Vamos mostrar a importância de cada segmento (elaboração da matéria-prima) até chegar ao prato”, ressalta a Coordenadora da Mostra Tecnológica, Thais Maria Bento Pires Lopa, que também é a presidente da ALEGRO – Associação Alegretense das Agroindústrias de Alegrete. A iniciativa também conta com a participação dos Núcleos Regionais das Associações de Raças: Angus, Hereford e Braford, Cooperativa de Ovinocultores, Agroindústrias, Secretaria de Agricultura e Pecuária do município e a empresa Suck Milk.  

No espaço que será montado nos moldes de uma “vitrine”, com estrutura refrigerada e envidraçada, o público poderá acompanhar a transformação de uma carcaça, onde serão apresentados os diversos tipos de corte de carne, mais vendidos comercialmente e o seu total aproveitamento. Os participantes também poderão acompanhar o feitio dos produtos e seus derivados, de cada tipo de carne, consumidos no dia a dia.  “Esta iniciativa vai integrar o fracionamento da carcaça nos cortes que são normalmente utilizados e também vamos integrar a parte de processamento do produto”, enfatiza Thais Lopa. A I Mostra Tecnológica da Carne e da Agroindústria é aberta ao público em geral.

 Confira a programação da I Mostra Tecnológica da Carne e das Agroindústrias: Do Campo ao Prato:

17 de outubro (quarta-feira)

15h30 - Carcaça exposta para fracionamento e processamento: Brangus sob a coordenação do estabelecimento União Empreendimentos (Sidnei Radaelli)

18 de outubro (quinta-feira)

15h30-Carcaça exposta para fracionamento e processamento: Angus sob a coordenação do estabelecimento Casa de Carnes Madalozzo

19 de outubro (sexta-feira)

10h30 – Carcaça Exposta para fracionamento e processamento: Ovino Corriedale sob a coordenação do estabelecimento Super Ícaro

15h30 - Carcaça exposta para fracionamento e processamento:  :  Hereford sob a coordenação do estabelecimento Super Ícaro

20 de outubro (sábado)

10h30- Carcaça exposta para fracionamento e processamento: ovino TEXEL (tipo lã e tipo carne) e Suíno sob a coordenação do estabelecimento Coxilha Vermelha (Jair Prodócimo)

15h30 - Carcaça exposta para fracionamento e processamento: Braford   sob a coordenação da ALEGRO com todas as Agroindústrias que participaram da amostra (União Empreendimentos, Casa de Carnes Madalozzo, Coxilha Vermelha, Super Ícaro, Queijos da Rose e Arroz Perfeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário