segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Começou o plantio do milho irrigado em Minas Gerais

Somente agricultores com sistema de irrigação iniciaram o plantio. Boa parte da produção já foi negociada


A propriedade do agricultor Dalmo Silva Lima, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, têm dois pivôs de irrigação e graças a eles foi possível iniciar o plantio do milho para a safra de verão 2012/2013. O agricultor está bem otimista.

O plantio do milho da safra de verão em Minas Gerais, tradicionalmente, começa em meados de outubro, quando a chuva é mais constante, mas alguns produtores resolveram não depender do clima e investiram na irrigação, para plantar mais cedo e com segurança.

É o caso do agricultor Luiz Alexandre Avelar, também de Patos de Minas. Dos 350 hectares que ele reservou para semear o milho, mais da metade será irrigado. “O investimento foi de R$ 550 mil, vale a pena porque a gente planta mais cedo e tem possibilidade de pegar um preço melhor e produção mais garantida. Outra vantagem é que tem condições de fazer outra planta, mais uma safra na lavoura do pivô, que ajuda a baixar o custo”, explica.

O milho que Avelar começou a plantar já foi negociado por um bom preço, R$ 32 a saca.

Em Minas Gerais, entretanto, apenas 10% dos produtores utilizam a irrigação na lavoura de milho. A grande maioria planta no sequeiro, situação de Vagner Schimidt, que já está com as sementes estocadas e a plantadeira revisada. Ele só aguarda a chuva para semear os 220 hectares que planejou para este ano. "Até dá para plantar no seco, porém corremos o risco da semente germinar e perdermos o plantio caso venha uma seca em seguida".

De acordo com a Conab, Minas Gerais deve ficar com o posto de maior produtor nacional de milho na safra de verão, pelo segundo ano seguido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário