Quando o período das águas se aproxima chega também a hora de prevenir contra um problema frequente enfrentado pelo gado: a verminose. A verminose é uma doença parasitária e afeta os bovinos especialmente no verão, quando a umidade e as altas temperaturas são favoráveis para o desenvolvimento dos parasitas no pasto.
Existem vários tipos de vermes que atacam o sistema respiratório (pulmões) e o sistema digestivo (abomaso, intestinos delgado e grosso) do gado. Estes parasitas se alimentam do sangue do animal, competindo com ele pelos nutrientes, levando-o a adoecer, prejudicando seu desenvolvimento e, em alguns casos, dependendo da intensidade, pode levar o animal à morte, o que significa prejuízos para o criador.
Para evitar que a criação sofra com a ação destes vermes, o ideal é não deixar que os vermes se desenvolvam no gado e fazer vermifugação preventiva. Como no Brasil a época de temperatura fria coincide com a seca, as pastagens não estão em condições adequadas para a sobrevivência dos ovos e larvas.
Por este motivo, grande parte da população de vermes está alojada dentro do animal. É indicada então a administração de vermífugos neste período, no início, meio e fim do período de seca, quando é possível combater os parasitas de forma mais eficiente e econômica.
Entre os sintomas observados nas verminoses em bovinos podemos verificar principalmente a perda de peso, olhos lacrimejantes, pelo arrepiado e sem brilho, falta de apetite, anemia, diarreia e edemas.
Existem vários produtos vermífugos no mercado à disposição do criador para tratamento e prevenção das verminoses. Entre eles, indicamos os produtos a seguir:
Dectomax: Parasiticida injetável de amplo espectro, bem tolerado e de fácil aplicação, indicado para bovinos, suínos e ovinos. Uma injeção de pequeno volume controla eficazmente uma ampla variedade de vermes redondos e artrópodes que comprometem a saúde e a produtividade dos bovinos, suínos e ovinos.
Solution: Potente endectocida no controle de parasitas internos e externos, com amplo espectro de ação para bovinos. Combate os nematódeos gastrintestinais e pulmonares, é bernicida, sarnicida e ajuda no controle do carrapato dos bovinos. Atua até mesmo nos parasitas mais resistentes. Possui Longa ação, com excelente período residual
IvermectinaOuro Fino LA: Endectocida avançado, com amplo espectro de ação, que combate os nematódeos gastrintestinais e pulmonares, é bernicida, sarnicida, piolhicida e ajuda no controle do carrapato dos bovinos.
Para um resultado eficaz, é importante seguir corretamente as informações de uso que acompanham os produtos.
Veja este vídeo sobre vermifugação preventiva:
Comente e indique esta matéria aqui no blog, no Twitter, Facebook e Orkut da Loja Agropecuária.
Leia Também:
Mastite bovina: uma preocupação para os períodos chuvosos
Como utilizar protocolo IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e qual a melhor opção?
As vantagens do confinamento bovino
Nenhum comentário:
Postar um comentário