segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As vantagens do confinamento bovino

O confinamento bovino no Brasil é realizado por agropecuaristas que se animam com as elevações periódicas do preço da arroba na época da entressafra.

Com isso procuram tirar o maior preço da carne no mercado, acelerando a finalização dos bovinos para o abate pela técnica do confinamento bovino.

Entre outras vantagens, o sistema de confinamento bovino reduz o ciclo do boi, aumenta a produção de arrobas por hectare/ano e, sobretudo amplia lucros. Utilizado na época da seca, o sistema de produção por confinamento do boi envolve benefícios diretos e indiretos, garante qualidade a custo baixo, alta produtividade, padronização da carcaça, com qualidade e em escala, e precisão dos custos de produção.
As vantagens desse sistema de confinamento bovino permitem ainda que a propriedade trabalhe com alta lotação no verão, além de um rendimento de carcaça mais elevado na matança. Porém, algumas dificuldades ainda são encontradas pelos pecuaristas.

Vantagens do confinamento bovino:

- Redução da idade ao abate.
- Rendimento mais elevado na matança.
- Produção de carne no período de maior escassez.
- Exploração intensiva de pequenas propriedades.
- Retorno rápido do capital de giro investido na atividade.
- Baixa mortalidade.
- Grande produção de adubo orgânico de alta qualidade.
- Probabilidade de melhores preços.

Para iniciar o confinamento bovino é necessário uma serie de medidas sanitárias e também uma estruturação do local para o início além é claro de alimentação balanceada que varia de raça para raça de região para região. Para maiores informações e tirar dúvidas sobre viabilidade sugerimos a procura de um técnico especialista em confinamento bovino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário