segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Formigas: como combatê-las – Pragas Urbanas

Em determinadas épocas do ano nossas casas são invadidas pelas pragas urbanas. Pragas como formigas caseiras, baratas e ratos que  vem em busca de alimentos e acabam transmitindo doenças e muito incomodo para o nosso dia a dia.

As formigas caseiras podem trazer diversos incômodos, pois atacam alimentos deixados sobre a mesa, pia e armários. Elas podem carregar bactérias e fungos patogênicos em seus corpos, contaminando os alimentos visitados.

As formigas caseiras danificam também aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles, causando curtos-circuitos.

Há entre 20 e 30 espécies de formigas que vivem em estreito contato com o homem. Entre as mais comuns estão a Tapinoma melanocephalum (formiga-fantasma); a Paratrechina longicornis ou Paratrechina fulva (formiga-louca); a Linepithema humile (formiga argentina); a Monomorium pharaonis ou Monomorium floricola (formiga-faraó); a Wasmannia auropunctata (formiga pixixica), e também as dos gêneros Crematogaster (acrobatas); Brachymyrmex (sem nome comum); Camponotus (carpinteiras); Solenopsis (lava-pés) e Pheidole (cabeçudas), além de saúvas (gênero Atta) e quenquéns (gênero Acromyrmex), estas mais encontradas no meio rural.

As formigas carpinteiras têm o hábito de fazer ninhos em locais onde há madeira como troncos de árvores, portas e janelas de madeira, rodapés, forros, gavetas e armários. Elas também se instalam em aparelhos eletrônicos, como aparelhos de som ou DVD,  hábito também comum também entre as formigas-faraó.

Prevenção:

A melhor forma de prevenir o ataque de formigas em casa é deixar o ambiente sempre limpo, consertar falhas em estruturas, como rachaduras em paredes e piso. Um método natural de evitar que as formigas cheguem em açucareiros é fazer um sachê utilizando um tecido fino e colocar dentro dele cravos-da-índia. As formigas não gostam do cheiro do condimento.

Quando utilizar inseticida, prefira o uso de iscas que podem ser colocadas em pontos estratgicos e não representam riscos para humanos. A vantagem das iscas é que as formigas carregam seus microgranulos para o ninho, para dividir com a colônia, o que provoca o extermínio de todas as formigas, enquanto o uso de inseticida líquido só mata as formigas que estiverem no local.

Para combater estas pragas urbanas existem vários produtos, dentre os quais são mais indicados:
- Iscas (gel formicida)
- Deltametrina

Para maiores informações entre em contato para que possamos ajudá-lo a escolher qual o produto mais indicado atendimento@lojaagropecuaria.com.br

Acesse: www.lojaagropecuaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário