quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mastite bovina: uma preocupação para os períodos chuvosos

Com a época chuvosa se aproximando inicia-se também a preocupação com a mastite. As altas temperaturas e o aumento da umidade relativa do ar favorecem a procriação das bactérias que causam esta infecção. Com esse clima tropical quem mais sofre são os proprietários de fazendas leiteiras: o gado sofre com os lamaçais e o estresse provocado pelo calor, provocando problemas de cascos e casos de mastite (inflamação da glândula mamária), principalmente a mastite ambiental. 

Segundo o Núcleo de Pesquisas em Mastites, a queda na produção de leite do animal com mastite pode chegar a 80%. Além disso, o leite da vaca doente pode se tornar impróprio para o consumo em razão das alterações na proteína e na gordura. Nesta época de chuvas, o problema aumenta.
“É justamente neste período que ocorre a produção de lama, com consequente aumento de matéria orgânica, o que favorece e aumenta a possibilidade de contaminação e infecção da glândula mamária, principalmente por bactérias ambientais, causando mastites clínicas agudas”, explica o médico veterinário e supervisor técnico da Ourofino Jean Perícole.
Dicas para a prevenção de mastite:

1.    Estabeleça uma sequência na linha de ordenha: novilhas de primeira cria; vacas que nunca tiveram mastite; vacas que tiveram mastite clínica há mais de seis meses; vacas que tiveram mastite clínica nos últimos seis meses; vacas com mastite subclínica. Separar do rebanho as vacas com mastite clínica e ordenhá-las separadamente.
2.    Realize diariamente o teste da caneca de fundo escuro, com leite retirado nos três primeiros jatos. Esse teste permite o diagnóstico da mastite clínica e diminui o índice de contaminação do leite.
3.    Faça a imersão dos tetos em solução desinfetante e deixe agir por 30 (trinta) segundos.
4.    Utilize o papel-toalha descartável para fazer a secagem dos tetos (utilizar um papel para cada teto).
5.    Coloque as teteiras, ajuste-as e só as retire quando terminar o fluxo de leite.
6.    Para diminuir os casos da mastite, algumas terapias são essenciais: pré-dipping, pós-dipping e terapia da vaca seca.

(dicas retiradas do site integralmix)

Em caso de dúvidas entre em contato com a LojaAgropecuaria.com.br pelo atendimento@lojaagropecuaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário