segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Leishmaniose Canina

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC), apesar de pouco conhecida pelos proprietários de cães, é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar de leishmanioses, no plural), causada porprotozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae.

O calazar (leishmaniose visceral) é uma forma de doença que vem se expandindo por todo o Brasil. Transmitida pelo mosquito palha, acomete os cães, o homem e outros animais domésticos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Custo-benefício da IATF em pequenas propriedades

A seção "Quem sabe responde" publicada no Rural Centro do dia 01/09/2011 esclareceu questões relacionadas ao Protocolo IATF em pequenas propriedades. Confira a seguir as explicações dadas na publicação online pelo consultor em pecuária Evandro Salineiro, da MSD Saúde Animal:

1 - Tenho uma pequena propriedade de 50 hectares com 50 matrizes nelore na cidade de Itaberaí, Goiás. Como fazer para iniciar os trabalhos com inseminação artificial? Luciano Castro - Agropecuária Angeline, Itaberaí/GO.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Confinamento bovino deve crescer no País

A urgência de elevar a produtividade, em um ambiente de alta dos preços da carne bovina, e o apelo ambiental são fatores que devem estimular o aumento do confinamento no Brasil nos próximos anos. "O Brasil não exporta mais preço, agora tem de vender qualidade", afirmou Eduardo Moura, presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon).

O confinamento de animais é realizado na entressafra para manter o peso dos bois no período da seca, quando o pasto perde vigor nutricional e dificulta a engorda de animais destinados ao abate. Custos mais altos e o real valorizado comprometem os valores da produção no Brasil e elevam o preço da carne brasileira, que se aproxima do praticado por seus principais concorrentes. Moura observa que o Brasil vem perdendo a vantagem competitiva.

Fonte: Correio do Estado

Leia também:

As vantagens do confinamento bovino
Como utilizar protocolo IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e qual a melhor opção?
Vermifugação preventiva
Mastite bovina: uma preocupação para os períodos chuvosos
 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cultivo do feijão transgênico é aprovado pela CTNBio

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) aprovou nesta quinta-feira, 15 de setembro, a liberação para o cultivo comercial da variedade transgênica do feijão, desenvolvida 100% pela Embrapa após 10 anos.

A previsão para disponibilidade da semente no mercado é 2014, mas Brasil já comemora essa vitória que traz oportunidade de renda para produtores.

O feijão transgênico é resistente ao vírus do mosaico dourado, pior inimigo dessa cultura agrícola no Brasil e na América do Sul. Essa decisão foi um marco para a ciência nacional, pois trata-se da primeira planta transgênica totalmente produzida por instituições públicas de pesquisa brasileiras.
Confira a entrevista com Francisco Aragão na 1ª Edição do programa Mercado&Cia com apresentação de João Batista Olivi.



Fonte: Embrapa | Notícias Agrícolas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como controlar Carrapatos

Nesta época do ano os pecuaristas começam a se preocupar com as infestações de carrapatos em rebanhos. O carrapato é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos (alimentam-se por sangue), são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças como Tristeza parasitária bovina ou Babesiose.

O nome "Tristeza" representa bem o quadro que se vê quando um bovino está sofrendo de babesiose ou anaplasmose. Estas doenças são causadas por microorganismos que parasitam o interior dos glóbulos vermelhos (hemácias) dos animais, gerando sintomas sérios como forte anemia e apatia.

Vermifugação Preventiva


Quando o período das águas se aproxima chega também a hora de prevenir contra um problema frequente enfrentado pelo gado: a verminose. A verminose é uma doença parasitária e afeta os bovinos especialmente no verão, quando a umidade e as altas temperaturas são favoráveis para o desenvolvimento dos parasitas no pasto.

Existem vários tipos de vermes que atacam o sistema respiratório (pulmões) e o sistema digestivo (abomaso, intestinos delgado e grosso) do gado. Estes parasitas se alimentam do sangue do animal, competindo com ele pelos nutrientes, levando-o a adoecer, prejudicando seu desenvolvimento e, em alguns casos, dependendo da intensidade, pode levar o animal à morte, o que significa prejuízos para o criador.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Formigas: como combatê-las – Pragas Urbanas

Em determinadas épocas do ano nossas casas são invadidas pelas pragas urbanas. Pragas como formigas caseiras, baratas e ratos que  vem em busca de alimentos e acabam transmitindo doenças e muito incomodo para o nosso dia a dia.

As formigas caseiras podem trazer diversos incômodos, pois atacam alimentos deixados sobre a mesa, pia e armários. Elas podem carregar bactérias e fungos patogênicos em seus corpos, contaminando os alimentos visitados.

As formigas caseiras danificam também aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles, causando curtos-circuitos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Como fazer uma boa silagem

A obtenção de silagens de qualidade e com reduzidas perdas exige a atenção do produtor em todas as fases do processo de estocagem, seja qual for o tipo de silo, o sistema e a cultura a ser ensilada. Os cuidados incluem o ponto de colheita, a picagem, a compactação e a vedação da forragem.

Lavouras de milho e sorgo ensiladas prematuramente apresentam baixo teor de matéria seca, ou seja, umidade elevada, com reduzidos rendimentos por hectare, porcentual de grãos e fermentação de qualidade inferior. A média é de 15 toneladas a 20 toneladas de forragem verde por hectare, explica Beneval Rosa, professor do setor de Produção Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Os Passos para o Plantio de Milho

O milho (Zea mays) é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. O milho é originário da América Latina e, por ser muito utilizado, é hoje um dos grãos mais plantados. Sem dúvidas o milho é essencial para qualquer fazenda, pois tem inúmeras aplicações.

Plantio do milho

O plantio de uma lavoura de milho deve ser muito bem planejado, pois determina o inicio de um processo de cerca de 120 dias e que afetará todas as operações envolvidas, além de determinar as possibilidades de sucesso ou insucesso da lavoura.

Para se plantar o milho é necessário escolher de um local bem drenado, para que não ocorra afogamento da lavoura.