sexta-feira, 26 de abril de 2013

Produtores de leite aprendem a aumentar produtividade em pequenas áreas

Programa Cati Leite dá assistência a produtores paulistas da agricultura familiar

 

 

Produtores paulistas de leite aprendem a aumentar a produtividade sem ocupar uma grande área. Eles têm recebido orientação de técnicos do programa Cati Leite, espécie de especialização da Embrapa.

O Cati Leite é um programa que dá assistência técnica aos produtores da agricultura familiar. Eles aprendem a aproveitar melhor a área com a implantação do sistema de pastejo rotacionado. São utilizadas também planilhas zootécnicas e financeiras para acompanhar e avaliar os resultados da atividade. Outra estratégia é a alimentação que precisa ser especial.

Para não diminuir a produção de leite em períodos de seca, alguns produtores do interior de São Paulo passaram a tratar o rebanho com cana de açúcar. Esse foi um dos fatores que ajudaram a aumentar a produtividade sem precisar ocupar uma grande área da propriedade.

– A cana tem um ótimo valor, inclusive em energia. A gente faz uma complementação com uréia e dependendo da situação com farinha balanceada. Aí vamos conseguir médias interessantes para os produtores do município – afirma o agrônomo Ricardo Oliveira.

Antes de conhecer o programa, o produtor Cláudio Chaves produzia uma média de 30 a 40 litros de leite por dia na propriedade em São Luiz do Paraitinga (SP). Quantidade que estava deixando o produtor desanimado. Com a orientação do Cati Leite, Cláudio passou a fornecer diariamente 240 litros para a cooperativa.

– Estou otimista. Quero aumentar ainda mais. Pretendo continuar e ter uma vida boa aqui na roça. Tirar o meu sustento daqui e dar uma qualidade d e vida melhor para mim e para minha família – comenta o agricultor.

A propriedade de Cláudio tem quase 40 hectares de área produtiva. Com a supervisão técnica, ele precisou reservar para a pecuária leiteira intensiva apenas três hectares.

– A velocidade do projeto vai de acordo com o produtor. Se o produtor tem condições de melhorar, de fazer investimento na alimentação que é na formação de pastos, no plantio de cana ou na forragem, ele vai conseguir um aumento mais rápido. Mas, temos que respeitar a condição do produtor e a velocidade com que ele vai aderindo às tecnologias – comenta o agrônomo.

O produtor de leite interessado deve procurar a Casa de Agricultura de sua cidade. Fora do estado de São Paulo, o programa Balde Cheio tem o mesmo objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário