quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tecnologias para alimentação do gado leiteiro

Embrapa mostra soluções disponíveis para produtores na Agrotecno Leite 2012


 Tudo que possa desenvolver mais a cadeia do leite. Esta é a atuação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) nesta semana de 26 a 28 de setembro, quando o Centro de Eventos e os campos de pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) transformam-se em sede da Agrotecno Leite 2012.  Esta é a primeira vez que o centro de pesquisas participa deste evento, que é uma feira multissetorial da cadeia leiteira, numa das regiões consideradas mais fortes na produção de leite do Estado. Ao lado da Clima Temperado estarão as unidades de Trigo (Passo Fundo/RS), Pecuária Sul (Bagé/RS) e Gado de Leite (Juiz de Fora/MG).

A Embrapa vai mostrar um portfólio de tecnologias contemplando a questão da alimentação baseada em pasto e também com relação ao uso de forragens e silagens. Como soluções disponíveis aos produtores de leite são apresentadas o azevém, o trevo e variedades de girassol e sua silagem. Outra forma de disseminar as informações mais atualizadas da pesquisa são as publicações técnicas Noções para Produção de Leite e o Atlas Climático da Região Sul do Brasil.

A Agrotecno Leite 2012 traz a temática “Planejando o Futuro Sustentável”, mostrando a preocupação e o compromisso do primeiro setor, promovendo também a discussão e o acesso às novas tecnologias, buscando fomentar a descoberta e busca pela profissionalização da atividade leiteira. Durante o evento, foram programadas áreas demonstrativas de pesquisa em pastagens, forrageiras e silagens.

O evento tem a participação de representantes das entidades promotoras – UPF, Sicredi, Cotrijal, Fundação Pró-Sementes, RBS TV, Embrapa Trigo, Emater/Rs-Ascar, Programa Juntos para Competir Farsul/Senai/Sebrae, Prefeitura de Passo Fundo, Instituto para o Desenvolvimento de Passo Fundo e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa em Pelotas

Girassol BRS 321 e BRS 324

As cultivares de girassol BRS 321 e a BRS 234 atendem o setor produtivo, pois da torta ou farelo, obtido do processo de extração, é altamente protéico e é usado na produção de ração animal. O híbrido BRS 321 tem como principal característica o ciclo precoce, que facilita sua utilização tanto na rotação ou na sucessão de culturas. Já a variedade BRS 324 tem, além da precocidade, outra importante característica, que é o alto teor de óleo nos grãos, podendo agregar valor à produção.

Trevo BRS Resteveiro

Reúne boa qualidade das leguminosas com uma excepcional adaptação a solos úmidos. É indicada para pastejo, corte ou na forma de forragem conservada (silagem e feno). Rende cerca de até seis toneladas por hectare de matéria seca de forragem (igual a 30 toneladas de pasto verde). Possui um ciclo produtivo de junho a dezembro. Tem boa aceitação pelos animais, sem causar timpanismo. Suas sementes são duras, permitindo alta persistência da pastagem.

Azévem BRS Ponteio
Forrageira com ciclo de produção mais longo, é 7% mais produtiva em comparação a outros azevens, permitindo uma contribuição para a alimentação do gado. De maior qualidade, rende até 30 dias a mais de pasto. Enquanto as cultivares comuns cobrem um período de alimentação para os animais até outubro, o azevém da Embrapa chega até novembro. A produção é de 35 toneladas/ha de pasto verde. No plantio, a quantidade de sementes é baixa (20 kg/ha), devido à alta porcentagem de germinação. Esta baixa quantidade de quilos de sementes se deve à garantia da Embrapa, pelo controle na produção de sementes de alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário