sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Primavera promete temperaturas acima da média para a maior parte do país

O inverno com temperaturas elevadas está no fim e a primavera com características de verão se aproxima



Estamos no equinócio da primavera. Momento em que os raios solares chegam verticalmente no Equador iluminando de maneira igual os hemisférios Sul e Norte. Nessa data a ocorrência dos comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais. A estação da primavera em 2012 se prolongará até o próximo dia 21 de dezembro, quando ocorrerá o solstício de verão marcando o início da próxima estação.

Embora a próxima estação seja a primavera e a passagem das frentes frias nesta estação possa reduzir o calor por alguns dias, em termos de valores médios de temperatura a primavera estará este ano, termicamente falando, mais para verão. Tal fato está associado às condições climáticas reinantes nos últimos meses, pois a temperatura média global (da superfície da Terra e dos oceanos) foi, segundo a agência NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), no mês de agosto, 0,62ºC - superior à temperatura média do século XX, que é de 15,6 ºC. Deste modo, o mês de agosto de 2012 foi o quarto mês de agosto mais quente desde 1880, quando tiveram início os registros do clima global.

Em se tratando da temperatura média apenas das partes continentais, sem se considerar os oceanos, o valor médio do último mês de agosto empatou com o dos anos de 2001 e 2011, sendo o segundo mês de agosto mais quente dos últimos 133 anos, perdendo apenas para o ano de 1998.

O que foi observado no último mês, principalmente na região Central do Brasil, é que à medida que a temperatura média dos dias foi considerada acima da normal para a estação do inverno, as noites foram consideradas bem frias.

Em São Paulo e nos estados do Sul do País a temperatura média foi pouco acima daquela do normal para o período, assim como a região Noroeste de Minas, Triangulo Mineiro, Zona da Mata, Oeste de Minas e Campos das Vertentes. Nas demais regiões de Minas Gerais e no extremo Oeste baiano, no Centro Sul e Norte da Bahia as temperaturas ficaram pouco abaixo da média.

Na região Sul, as últimas chuvas contribuíram para quem apostou no trigo como cultura de inverno. Todavia, nas demais regiões da parte central do Brasil, o longo período seco com altas temperaturas tem dificultado o preparo do solo atrasando o plantio das culturas de verão.

A primavera é uma estação de transição entre os extremos climáticos anuais, onde ocorrem mudanças marcantes no padrão climático reinante no inverno. Devido às atuais condições secas e de altas temperaturas reinantes no último mês é esperado que as chuvas isoladas que venham ocorrer em outubro sejam acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas. Sendo que para a cafeicultura as chuvas isoladas que podem ocorrer no final de setembro - antecedendo a estação chuvosa que deve sofrer atraso esse ano - devem contribuir para assegurar as atuais floradas que já foram induzidas pelas primeiras chuvas que já ocorrem este mês em algumas localidades.

Em relação à temperatura, há probabilidade de que na primavera a temperatura em todo o Brasil ocorra, em média, até 0,5ºC acima da normal para esta estação, sendo que os maiores valores alcançados devem ocorrer nas regiões Norte e Nordeste.

A análise e prognóstico climático aqui apresentado foram elaborados com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais e, principalmente naqueles atuantes na América do Sul. Foram consideradas ainda as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA, Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade – IRI, Met Office Hadley Centre, Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo – ECMWF, pelo Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e dados climáticos do INMET/INPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário