quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Informação climática para o setor agropecuário é tema de curso à distância

Coordenado pelo IICA Uruguai, curso abordará o problema da utilização real da informação climática na tomada de decisões na atividade agropecuária no Mercosul.

Com o objetivo de avaliar a qualidade dos produtos elaborados  pelas instituições geradoras de informação climática e considerar ferramentas que facilitem a aplicação e aproveitamento por parte dos usuários da informação climática, será realizado de 13 a 24 de setembro  o Curso “Geração de Informação Climática Aplicada para o Setor Agropecuário no Mercosul”. A atividade se realiza no marco do projeto  “Avaliação de riscos climáticos e adaptações às mudanças climáticas na agricultura do Mercosul”.

O Curso abordará a problemática da utilização real da informação climática na toma de decisões, em particular na atividade agropecuária na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Serão abordados, também, conceitos gerais, que também são aplicáveis ao uso de informação climática em outras atividades.

Na visão dos coordenadores do Curso, muitas vezes os usuários mostram uma postura contraditória, manifestando uma grande avidez pela obtenção constante de informação climática e, às  vezes, distintos graus de insatisfação com a mesma, seja porque não se compreende bem, não se ajusta a seus requerimentos específicos, não dispõe da mesma no momento adequado, entre outras falências.

Entre os temas abordados no curso estão:  O circuito “geração – transferência – utilização” da informação climática; Caracterização dos usuários da informação climática; O risco climático no setor agropecuário;  Sugestões de adaptação dos formatos de exibição da informação climática e Sugestões de capacitação para usuários.

O curso é destinado a pessoas relacionadas com instituições geradoras de informação climática e é gratuito. Para se inscrever no curso, basta preencher o  formulário disponível no seguinte link: www.iica.org.uy/index.php?option=com_content&view=article&id=1357

Para mais informações, o interessado deve entrar em contato pelo email: daniel.espindola@iica.int

Nenhum comentário:

Postar um comentário