Carga inicial sairá do Porto de Itajaí neste domingo (14), diz empresa.
Negociação com o país asiático durou cerca de 10 anos.
A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou nesta quinta-feira (11) que será a primeira empresa brasileira a embarcar carne suína para o Japão.
Segundo a companhia, o primeiro embarque sairá no domingo (14) do Porto de Itajaí (SC) com cortes de filé de lombo e sobrepaleta de lombo (copa), produzidos na unidade de Campos Novos (SC), uma das duas plantas da BRF habilitadas para exportar ao país.
"A encomenda foi feita pela Mitsubishi, um dos maiores players do setor de carne que atua no Japão. A relação comercial entre a empresa japonesa e a BRF começou no final da década de 1990 e se consolidou nos últimos três anos, com o fornecimento de cortes de frango", informou a BRF, em comunicado.
Além de Campos Novos, a unidade da BRF de Herval D’Oeste também está habilitada para o abate e a produção de carne suína para a exportação ao mercado japonês.
Oito frigoríficos de Santa Catarina estão autorizados a exportar, o que vai aumentar a participação do Brasil nas prateleiras dos supermercados japoneses. O estado levou 10 anos negociando com os japoneses para que eles abrissem uma exceção. Geralmente, o Japão compra carne suína de países e não de regiões específicas. Santa Catarina tornou-se um caso especial porque tem certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação emitido pela Organização Internacional de Saúde Animal.
Japão compra 1,5 milhão de toneladas por ano, principalmente dos Estados Unidos e Canadá. Santa Catarina quer 10% deste mercado e se alcançar a meta, o estado que já é o maior exportador de carne suína do Brasil, vai aumentar as vendas para o exterior em 60%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário