segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

COAMO: Híbridos de milho e silagem de alta performance são tema de Dia de Campo

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Coamo está a realização de eventos técnicos com o objetivo de atualizar e apresentar aos cooperados tecnologias que possam incrementar a produção


Com esse intuito foi realizado em Peabiru, região Centro-Oeste do Paraná, na última terça-feira (15/01), um dia de campo sobre híbridos de milho e silagem de alta performance.

Alternativa - Considerado como volumoso de excelente valor nutricional e estrategicamente de grande importância para a pecuária, a silagem de milho certamente é uma ótima alternativa de alimentação para o rebanho bovino. Contudo, não basta apenas optar pela utilização desta ferramenta. É preciso conhecer tecnicamente a forma correta de preparar o concentrado.

Oportunidade - De acordo com o engenheiro agrônomo do Detec de Peabiru, Daniel Scremin Carneiro, a Coamo oferece sempre o que existe de melhor no campo e os dias de campo são importantes, pois são mostrados experimentos que tem a ver com a realidade do município. “São lançamentos de híbridos para silagem com potencial para um bom desenvolvimento e dentro da nossa realidade. É a oportunidade que os cooperado tem de conhecer essas novas tecnologias e se programar para as próximas safras”, ressalta.

Aprendizado - João Carlos Rossa, cooperado da Coamo em Peabiru, destaca que os dias de campo proporcionam oportunidade de aprendizado e reciclagem para que possa aumentar a produção e a competitividade. “Por meio da Coamo recebemos informações do que há de novo no mercado. Estamos sempre buscando aumentar nossas produtividades e melhorar o desempenho das lavouras. O dia de campo é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento”, destaca.

Silagem
– O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, doutor João Ricardo Alves Pereira, que palestrou no encontro observa que o cooperado precisa saber o momento exato de extrair a planta para o preparo do composto, para não errar no ponto de corte, bem como a forma de preparar e acondicionar o material no silo. Fatores que são determinantes para a boa qualidade da silagem. “Primeiro de tudo o produtor tem que ter uma boa lavoura. Ele não pode deixar para silagem a parte de menor investimento e de rendimento. Em um segundo momento é colher no momento ideal aproveitando o que a planta tem de melhor e cuidar do processo de armazenagem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário