quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Secretário de TO enfatiza importância da vacinação contra aftosa para economia

O evento ocorreu na fazenda Estância Vale do Sol, a 13 km de Gurupi, região Sul do Estado, e contou com a participação de cerca de 160 produtores, autoridades e comunidade geral



“Estamos comemorando 15 anos sem febre aftosa, mas não podemos deixá-la voltar de jeito algum, prejudicando toda a nossa produção e a exportação, que chegou a 30 mil toneladas de carne e miúdos em 2011”, disse o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocatins, Jaime Café, durante o lançamento da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Tocantins. O evento ocorreu na fazenda Estância Vale do Sol, a 13 km de Gurupi, região Sul do Estado, e contou com a participação de cerca de 160 produtores, autoridades e comunidade geral.

Neste período, que vai de 1º a 30 de novembro, só precisam ser vacinados bovídeos (bovinos e bubalinos) com idade até 24 meses, declarados em maio. A estimativa é que aproximadamente 4,5 milhões de animais sejam imunizados contra a doença. De acordo com a Central de Selagem de Vacinas, até o momento, o Tocantins recebeu 1.389.040 doses de vacina antiaftosa.

“Nosso sonho é elevar o Tocantins ao status de livre sem vacinação, como Santa Catarina, mas precisamos manter as prerrogativas do Ministério e continuar avançando, com bons índices vacinais”, falou o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, Marcelo Aguiar Inocente.

O leiloeiro, Maurílio Borges, que trabalha há 20 anos com a comercialização de gado, confirmou durante o evento que a vacinação é imprescindível para a economia e falou sobre a conscientização de todos os produtores. “A gente conhece a aftosa e sabe do prejuízo que ela causa para toda a cadeia produtiva de carne. Todos precisam vacinar mesmo”, disse.

Segundo o presidente da Abrasfrigo – Associação Brasileira de Frigoríficos, José João Stival, com os avanços do Tocantins no setor pecuário a expectativa é que em breve o Estado esteja exportando carne para a União Européia e também para a China. “São mercados mais exigentes e que temos condições de abastecer com nosso produto”, comentou, parabenizando o Governo do Estado e produtores pelos 15 anos sem febre aftosa.

Exportação


Segundo o Ministério de Desenvolvimento da Indústria, Comércio Exterior, no Tocantins, as exportações em 2011 chegaram a US$ 486 milhões, sendo US$ 131 milhões de carne e seus subprodutos. Segundo estimativa da SFA – Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins, 2012 deve fechar exportando 30 mil toneladas de carne e seus subprodutos.

Agrotins/Feicorte


Café aproveitou a ocasião para falar que a pecuária tocantinense será tema da Agrotins 2013 – Feira de Tecnologia Agropecuária, que receberá um grande destaque internacional com a participação da Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne. Além das palestras da Agrotins, a Feicorte irá garantir mais 30 expositores e dois dias de workshop, com 12 palestras e quatro debates. “O rebanho tocantinense, com mais de oito milhões de cabeça, irá receber uma atenção especial de vários países e isso com certeza trará mais investidores para este Estado tão promissor”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário