terça-feira, 13 de novembro de 2012

Estiagem pode levar à perda de até 3% da safra 2013 no MT

Em algumas regiões o veranico de outubro deve causar perdas de 2% a 3% da safra da soja. Para o setor produtivo a preocupação passa agora a ser não só com o clima, mas também com a ferrugem asiática que pode trazer mais prejuízos. Em alguns municípios já se espera uma média de 50 sacas por hectare no início da colheita devido a falta de chuvas no começo da germinação


Para o gerente técnico da Aprosoja-MT, Luiz Nery Ribas, ainda é cedo para estimar quebra de safra da soja provocada pela falta de chuvas no mês de outubro. “Não sabemos como irá se comportar, também, o clima daqui para a frente. A ferrugem asiática não teve propagação porque tivemos seca o mês passado, mas agora com o retorno regular das chuvas é hora de ficar em alerta diário de monitoramento nas lavouras. O número de aplicações de fungicidas quem determinará é este monitoramento”.

Em Sinop, onde as chuvas foram raras entre os dias 15 e 30 de outubro, acredita-se em perdas de 2% a 3% da safra neste início de germinação, conforme o presidente do Sindicato Rural, Leonildo Barei. “Pode ser maior, mas depende de como o clima se comportará de agora em diante e da ferrugem. Cremos nas primeiras áreas colhidas média de 50 sacas por hectare”.

Barei comenta ainda que os produtores possuem ciência dos problemas que a safra pode ter ao plantar cada vez mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário