quarta-feira, 19 de julho de 2017

Síndrome da vaca caída. O que é? Como tratar?

A “síndrome da vaca caída” ocorre devido à hipocalcemia, que resulta de distúrbios metabólicos seguida por lesões músculo-esqueléticas, hiperalimentação ou subnutrição, balanço energético negativo (quando a demanda de energia é maior do que a capacidade de ingestão do animal), trabalhos de parto laboriosos e doenças toxi-infecciosas, como raiva, botulismo, verminose e tristeza parasitária bovina, entre outras. Para estabelecer um diagnóstico preciso é importante levantar o maior número de informações sobre as condições dos animais afetados.

Conhecida como a “Febre do leite” a hipocalcemia quando ocorrida em parições, caracteriza-se por uma deficiência aguda de cálcio no organismo das fêmeas nessas condições. Fatores como idade avançada das vacas, raças altamente produtoras de leite, má nutrição (superalimentação ou mesmo desnutrição), consumo inadequado de cálcio e uso de determinados medicamento no pós parto contribuem para a doença.

Com uma alimentação balanceada associada a um manejo criterioso no pré parto e no pós-parto (72 horas após o parto) pode-se prevenir a febre do leite.

O tratamento deverá ser feito o mais breve possível quando a hipocalcemia for diagnosticada. Alguns sinais devem ser considerados no pós-parto como: excitação e tetania, tremor muscular da cabeça e membros, resistência do animal em se alimentar, aparência sonolenta e a cabeça virada para trás apoiando o queixo no chão. Possivelmente o focinho ficará seco, as extremidades frias, temperatura corporal diminuída e pulso fraco.

Após o diagnóstico deve-se iniciar o tratamento através de administração de gluconato de cálcio endovenosa na dose de 2 gramas de cálcio/100kg peso vivo (em torno de 500ml de cálcio injetável) o Calfon, encontrado aqui na Loja Agropecuária. A aplicação deverá ocorrer em torno de 12 a 15 minutos. Em casos mais prolongados deve-se utilizar suplementos energéticos como CatosalB12 que também será encontrado na Loja Agropecuária, a fim de neutralizar a necrose muscular e compensar as necessidades metabólicas. Em torno de 75 a 85% dos casos de febre do leite respondem ao tratamento tradicional mas em 15 a 25% dos casos podem acontecer recidivas dentro de 12 a 48 horas. Para reduzir o risco de recidivas pode-se administrar cálcio via oral logo após a aplicação do cálcio endovenoso.


Fontes:

http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/gr-responde/noticia/2017/07/nascimento-de-bezerros-mortos-e-vacas-deitadas-o-que-pode-ser.html


https://www.saudeanimal.bayer.com.br/pt/bovinos/doencas/visualizar.php?codDoenca=hipocalcemia


Veja também: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário