sexta-feira, 14 de julho de 2017

Pneumonia Bovina, proteja seu rebanho!

A pneumonia bovina é mais comum do que se imagina e geralmente acontece em animais que são criados em pasto. Doença que atinge as vias respiratórias, pode ser definida como inflamação dos pulmões, órgão extremamente importante para a troca gasosa e oxigenação de todo o corpo.

Qualquer infecção ou inflamação que acomete este órgão pode causar grandes perdas econômicas pela baixa produtividade do gado, condenação de carcaças, gastos com medicamentos e manejo especial, além da perda de peso, entristecimento e até a morte do animal.

Adquirida pelo ar e acentuada em épocas de seca, vários são os fatores que predispõe os animais às pneumonias, como: estresse, má alimentação, deficiência vitamínica, mudanças bruscas na temperatura, ingestão inadequada do colostro ou até mesmo as condições higiênicas do local onde se alimenta. É muito importante o isolamento destes animais para detectar a doença em seu estágio inicial.

Principais sintomas da pneumonia bovina

Embora existam vários tipos de pneumonia em bovinos, seus sintomas são muito fáceis de serem identificados, geralmente os sinais mais característicos da doença estão ligados à secreção nasal, tosse e alta temperatura. O animal pode até se apresentar saudável e ativo, porém sente dificuldade na hora da alimentação devido aos distúrbios respiratórios. As infecções gastrointestinais, como a diarreia, também estão ligadas aos principais sintomas, podendo apresentar também depressão, pleurisia e perda de apetite. Importante ficar alerta, pois o mínimo de ronco e corrimentos nasais devem ser tratados imediatamente.

Dicas para tratamento

O tratamento é fundamental para que o animal não corra risco de morte, caso a pneumonia se complique. É indicada a utilização de antibiótico de amplo espectro de ação para a eliminação de possíveis agentes associados, aliado a um anti-inflamatório para diminuir o desconforto. O não cuidado desde o começo pode ocasionar no retorno da doença, além de danos irreversíveis que se estenderão por toda a vida produtiva dos bovinos.

Pode acontecer o desaparecimento dos sintomas, mas lembre-se: o tratamento é um processo e nada é imediato. Toda a atenção deve ser mantida! Dessa forma, o acompanhamento veterinário é mais do que necessário, pois ele dará as instruções necessárias. Outra dica essencial é manter a higiene sanitária dos locais, pois a redução dos microrganismos que causam as enfermidades diminuem significativamente.

A pneumonia é uma doença severa que acarreta grandes prejuízos zootécnicos, impacta diretamente na lucratividade da fazenda. A identificação rápida e um bom tratamento são fundamentais para a sustentabilidade dos negócios e para o bem-estar da criação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário