quarta-feira, 26 de julho de 2017

Equinos e a saúde odontológica


A odontologia equina é muito importante para a saúde e para outros fatores correspondentes ao cavalo. Os dentes do cavalo crescem continuadamente acarretando a necessidade de passarem por um profissional veterinário de odontologia animal com a mesma frequência que nós humanos passamos no dentista.

Além de melhorar o desempenho esportivo, toda a fisiologia do animal também é beneficiado pelo bom trato dos dentes, justamente porque o cavalo passa grande parte do seu dia se alimentado e precisa que esse alimento seja bem fragmentado para que tenha um bom aproveito desse alimento em seu trato digestivo.

Cavalos com problemas dentários relacionados a mastigação sentem muita dor e não se alimentam bem, não ganham peso e quando são montados apresentam reações ao freio.

Dentes de lobo

Um problema que causa complicações na doma dos cavalos são os “Dentes de lobo”, dentes pequenos com raízes pequenas, onde a embocadura pega diretamente neles provocando muitas dores fazendo com que o animal defenda um lado ou balance a cabeça ao comando da rédea.

Tratamento

Cerca de 95% dos equinos apresentam o dente de lobo. A partir do 1º ano de idade a dentição dos cavalos já deve ser observada. Para o procedimento correto são utilizados tronco de contenção, anestésico, abridor de boca, espátulas e boticão.
É feito um reparo onde os dentes pontiagudos devido a desgaste natural são lixados para liberar a oclusão da mordida do animal.
Com esse tratamento serão evitadas as demasiadas feridas na boca e na língua, haverá melhoria na alimentação e absorção de nutrientes pelo animal que voltará a ganhar peso e se alimentar de forma correta e saudável e o animal não se comportará agressivamente durante o uso da embocadura. A correção deverá ser feita de seis em seis meses em animais jovens e uma vez ao ano em adultos.


Mantendo essa rotina ao tratamento do animal, seu cavalo ficará sempre saudável, se alimentará bem e terá um excelente comportamento no momento de equitação.



FONTES

Comprerural - http://bit.ly/2h2KbdM

Sertanejooficial - http://bit.ly/2tCBiJT

Veja também:

Cavalo de uma tonelada é xodó em fazenda no interior de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário