Tempo se mantém instável sobre o Nordeste, com possibilidade de temporais no litoral da região
SUDESTE
A massa de ar polar avança sobre o Sudeste na quarta, dia 8, e diminui ainda mais as temperaturas, mantendo o tempo firme e o céu com poucas nuvens. No norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, ventos mais úmidos provocam o aumento da nebulosidade e pancadas fracas e isoladas. Boa parte de São Paulo e o sul de Minas Gerais amanhecem com termômetros abaixo de 10°C. As máximas voltam a ficar inferiores a 25°C na maior parte do Sudeste.
SUL
A quarta começa com o centro da massa de ar polar estabelecido entre Santa Catarina e Paraná. Além de deixar o tempo firme e impedir a formação de nuvens e chuva, a massa mantém as temperaturas baixas e a sensação de frio na região. O dia inicia com termômetros próximos a 0°C nos pontos mais altos dos três Estados, onde pode ocorrer a formação de geada. A presença do sol desde as primeiras horas do dia afasta a sensação de frio, mas as máximas ficam abaixo de 25°C em grande parte da região.
CENTRO-OESTE
Na quarta, a previsão é de mais um dia com pancadas isoladas de chuva concentradas no norte do Centro-Oeste. Na maior parte da região, o tempo segue firme, com pouca nebulosidade e temperaturas baixas. No começo do dia, as temperaturas ficam abaixo de 15°C em grande parte da região. A tarde deve ser agradável na metade sul. Sem previsão de chuvas significativas, o alerta vai para a baixa umidade do ar à tarde, fator que aumenta o risco de queimadas.
NORDESTE
O tempo segue instável em boa parte do Nordeste nesta quarta, com previsão de chuva para a faixa entre os litorais do Maranhão e Sergipe e em pontos entre o sul do Maranhão e o oeste de Pernambuco. Na maior parte dos casos, a chuva deve ser fraca e isolada, embora a condição para temporais seja mais elevada no litoral. As temperaturas seguem sem variações significativas e a previsão é de mais uma tarde de calor em todo o Nordeste.
NORTE
Na quarta, a Zona de Convergência Intertropical volta a provocar chuvas mais generalizadas no litoral do Amapá, mas o destaque continua sendo o Amazonas, onde os volumes acumulados ultrapassam 60 milímetros e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer momento do dia. Sobre Acre e Rondônia, predomina o tempo seco e firme, com a baixa umidade do ar e grande potencial para queimadas. Nos dois Estados, o dia começa com temperaturas mais amenas, mas faz calor à tarde, assim como em toda a região.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na quinta, dia 9, o tempo segue firme, com predomínio de sol e poucas nuvens sobre o Sudeste. Faz frio durante a manhã e as tardes seguem com temperaturas amenas. A umidade relativa do ar deve atingir baixos níveis à tarde, principalmente em São Paulo, fator que provoca uma piora na qualidade do ar e aumenta o risco de queimadas.
Os próximos dias seguem com tempo firme em toda a região Sudeste. Embora as temperaturas continuem baixas no começo do dia, o calor volta a tomar conta da região no período da tarde. Só volta a chover na região a partir de 14 de maio, quando ocorre a chegada de uma nova frente fria.
SUL
Na quinta, embora a região Sul ainda siga sob a influência de uma massa de ar seco e frio, os ventos voltam a soprar do quadrante norte e, aos poucos, os termômetros começam a se recuperar. Ainda assim, o dia começa com sensação de frio em toda a região e potencial para geadas nos pontos mais altos. A presença do sol desde o começo do dia, no entanto, faz com que os termômetros subam rapidamente durante o dia. Os índices de umidade relativa do ar caem ainda mais na região e alguns municípios gaúchos podem entrar em estado de atenção por conta do tempo seco.
Na sexta, dia 10, o tempo segue firme e as temperaturas entram em ligeira elevação. A partir de sábado, a presença de áreas de instabilidade formadas no Paraguai e o posterior avanço de uma frente fria voltam a provocar chuva em toda a região. O destaque será o oeste de Santa Catarina e do Paraná, com chuvas intensas e temporais.
CENTRO-OESTE
Na quinta, áreas de instabilidade que atuam no norte da região se intensificam e o potencial para temporais retorna no norte de Mato Grosso, onde os volumes acumulados de chuva podem passar de 50 milímetros. Nos demais pontos da região, permanece a condição de tempo firme e predomínio de sol, apesar do aumento da nebulosidade. Ainda faz frio durante a madrugada, mas as temperaturas se elevam mais rapidamente durante o dia e o calor volta a cobrir grande parte da região.
Na sexta, segue a condição para pancadas de chuva no norte da região, que devem ser cada vez mais intensas e abrangentes. No sábado, dia 11, áreas de instabilidade formadas no Paraguai voltam a provocar chuva no oeste de Mato Grosso do Sul. Nos próximos dias, a condição de tempo seco continua no nordeste de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso e em Goiás e no Distrito Federal.
NORDESTE
A quinta deve ser de chuva na maior parte do Nordeste nesta quinta, com exceção do centro e sul da Bahia, que terão tempo firme. Há potencial para temporais e chuvas mais intensas no litoral do Ceará, de Sergipe, no norte da Bahia e no interior do Maranhão e do Piauí. Com o aumento da nebulosidade em toda a região, a amplitude térmica diminui. A manhã deve ser a abafada e tarde pode registrar temperaturas máximas inferiores às registradas nos últimos dias.
A partir de sexta, as áreas de instabilidades perdem força na região e a chuva volta a ficar concentrada no litoral, enquanto o interior do Nordeste entra em período de tempo mais seco e baixa umidade relativa do ar.
NORTE
Na quinta, a chuva ganha força na metade leste da região e o potencial para transtornos aumenta no litoral do Amapá. Também chove forte, com potencial para temporais, no Pará e em Tocantis. Na metade oeste, a chuva ocorre de forma mais fraca e com curto período de duração. De forma geral, as temperaturas mínimas terão um pequeno decréscimo, enquanto as máximas voltam a subir na região.
Na sexta e no sábado, a condição para chuvas fortes e temporais permanece no litoral do Amapá e no sul do Pará. Nos próximos dias, volta a chover de forma mais constante e generalizada no oeste da região, embora o destaque continue sendo a costa do Amapá. Somente sobre Tocantins e sudeste do Pará, os próximos dias devem apresentar tempo seco e baixa umidade do ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário