quarta-feira, 7 de maio de 2014

Valor pago ao produtor de leite em São Paulo deve ter alta nos próximos meses

Segundo analistas, alta deve se manter até junho, mas pode haver queda no segundo semestre



Depois de cinco meses de preços complicados, o valor pago pelo litro do leite em São Paulo, que normalmente aumenta na entressafra, se manteve em queda até o fim de abril, quando o preço chegou a R$ 0,96 centavos. Segundo analistas, a recuperação do setor deve se manter pelo menos nos próximos dois meses. 

Segundo o produtor rural, José Dini, a estiagem que começou em novembro de 2013 limitou o trato com os animais e obrigou pecuaristas a comprarem ração e farelo. Com isso, os custos de produção aumentaram, além da elevação na energia elétrica.

–  O custo ficou mais alto. Sobe tudo e o leite baixa. A gente fica sem opção nenhuma de trabalho – lamenta o produtor.

De acordo com o analista de mercado, Daniel Bedoya, a esperança estava concentrada na virada do ano, período da entressafra, quando diminui a oferta e aumenta o preço. Mas, o que estava ruim, ficou ainda pior.

– Em janeiro a gente teve uma queda de preços pelo excesso da produção oriunda do ano passado. Decorrente de um maior área investimento na atividade e de chuvas regulares no final do ano. Com isso, se criou um estoque muito grande nas indústrias, empurrou o preço pra baixo até janeiro e fevereiro, numa época comum de recuperação dos preços. Se a gente acompanhar a média histórica, sempre tem uma queda do preço em novembro e dezembro para o leite pago ao produtor, e começa a recuperar janeiro e fevereiro. Este ano foi diferente devido ao excesso de produção – explica o analista.

Segundo levantamento mais recente do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a alta foi de 6,16% no mês de abril em relação a março, e deve se manter assim pelo menos até junho. De acordo com Bedoya, o perigo para os produtores está no segundo semestre, quandio o preço pode cair novamente.

– As indústrias já estavam se preparando com a elevação dos preços do derivado. Nas gôndolas de supermercados, por exemplo, para suprir esta entressafra. Aconteceu que os preços foram tão elevados num nível que o consumidor não conseguiu absorver ou não quis absorver e isto está influenciando o mercado. É de se esperar que o próximo mês tenha uma ligeira alta e daqui a dois meses alguns colaboradores afirmam queda – conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário