quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Governo desconhece possível embargo de carnes pela Rússia

Identificação da proteína príon, responsável pela "doença da vaca louca", em animal que teve morte súbita em 2010 no Paraná gerou temor entre exportadores

Nada justifica possível restrição à carne do Brasil, diz Abrafrigo



O Ministério da Agricultura informou nesta terça, dia 11, que não comentará notícias sobre uma possível suspensão das compras de carne bovina pela Rússia em função de temores quanto à identificação do agente causador da enfermidade Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como "doença da vaca louca", porque não recebeu qualquer informação oficial do governo russo em relação ao assunto.

O Ministério da Agricultura se revelou otimista quanto à confirmação da retirada do embargo sobre as importações de carnes de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, imposto pela Rússia em junho de 2011. O assunto será discutido na quarta, dia 12, pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, em reunião em Moscou com diretor do serviço de defesa agropecuária russo, o Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert.

Célio Porto aproveita o encontro para preparar a visita da delegação brasileira à Rússia, para dar as explicações sobre os procedimentos adotados pelo serviço de defesa agropecuário brasileiro na identificação do agente causador EEB em vaca que teve morte súbita em dezembro de 2010 em Sertanópolis, no Paraná. O governo brasileiro diz que se trata de caso não clássico, pois o animal não morreu por ser portador da doença e lembra que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) foi comunicada e manteve o status do Brasil de risco insignificante em relação à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário