quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pesquisas apontam que bem-estar animal influencia na qualidade da carne

Pesquisadores de nove países se uniram na USP de Pirassununga, SP.
Bem-estar da criação pode gerar lucros para o produtor.


 Os cuidados com os animais podem influenciar na qualidade da carne. Pesquisadores de nove países criaram um Centro de Estudos em Pirassununga, São Paulo, e conseguiram provar que o bem-estar da criação gera lucro para o produtor.

Sem estresse e cheios de disposição, o tempo de amamentação é importante para que os porcos desenvolvam-se bem.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) comprovaram que os filhotes quando são tirados de perto da mãe antes de completarem três semanas podem ficar mais agressivos. Eles fizeram testes com a saliva dos animais e constataram uma grande quantidade de cortisol, o hormônio do estresse.

A pesquisa é uma entre várias que vêm sendo desenvolvida no Centro de Estudos em Saúde e Bem-Estar Animal na USP de Pirassununga, região central de São Paulo. O polo foi criado há um ano e reúne cientistas de nove países.

O chefe do comitê do Ministério da Agricultura da Alemanha, Jöer Hartung, é um deles. Ele conta que a região foi escolhida porque a universidade é referência em pesquisas na área.

A USP em Pirassununga tem uma área de 2,5 mil hectares, onde são desenvolvidas pesquisas sobre 12 espécies de animais, que têm interesse econômico, como os suínos e os bovinos.

A ideia é desenvolver uma série de protocolos e criar um selo de qualidade para que, no supermercado, o consumidor tenha certeza de que em todo o processo de produção foi pensado no bem-estar animal, um diferencial para quem investe no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário