quarta-feira, 7 de junho de 2017

Entenda o que seu Pet quer falar com você

Seu amigo está todo momento falando com você, tentando te dizer quando está doente, triste, carente, sozinho, feliz, agradecido e quando está precisando de ajuda. Talvez é você que não esteja o escutando da forma certa. 


Confira abaixo 7 dicas importantes que preparamos para você melhorar a comunicação e entender o que determinados comportamentos do seu cãozinho querem te dizer.






1) “Estou com dor ou doente”: mudança no apetite e fezes, redução do consumo de água e atividades;
2) “Estou com medo”: animais normalmente respondem com agressividade quando sentem medo;
3) “Preciso de ajuda para perder peso”: costelas difíceis de sentir e peso acima do padrão;
4) “Preciso ser mais ativo”: tédio, sapatos roídos e uma série de problemas comportamentais;
5) “Preciso de amigos”: insegurança quando encontra com outros cães;
6) “Não quis ser desobediente”: comportamentos indesejados. O treinamento deve durar toda a vida;
7) “Quero carinho”: quando ele se apoia em você, pede um cafuné com a pata ou tenta chamar sua atenção.

Mas existem outros sinais dos cães que querem dizer diferentes coisas. Segundo Sophie Collins, no livro Cachorros Falam – Entenda a Linguagem Corporal dos Cães, os sinais dos bichinhos são entendidos e interpretados por especialistas há anos, mas os donos sabem muito pouco sobre isso. Eles também latem de formas diferentes dependendo do que estão sentindo. Os latidos variam em volume, tonalidade (grave ou agudo), duração, número de repetições e frequência. 

Entenda abaixo formas de interpretar os sinais que seu bicho passa para você:

  • Latidos → Quando um cachorro quer alguma coisa do dono, como comer, passear, brincar, chamar atenção, ele geralmente late com intervalos um pouco longos (de mais ou menos 10 segundos). As orelhas também dão sinais importantes sobre o humor do bicho. Se ele latir em intervalos curtinhos e com as orelhas para trás, ele está alarmado. Seja porque ouviu um barulho estranho, sentiu o cheiro de um animal, enfim, ele não está confortável (e você deveria olhar em volta também, afinal o olfato e audição deles são bem melhores do que os nossos). Se ele quiser algo de você, e você estiver longe ou sem prestar atenção nele, o bicho pode passar de latidos com intervalos longos para latidos agudos e uivadas pequenas, não de dor, mas para chamar atenção. E, acredite, ele não costuma parar até ser atendido.
  • Rosnados → Nem sempre quando um cachorro rosna, ele está agressivo ou bravo. Geralmente rosnados significam alertas. Se os dentinhos estão escondidos, ele está ficando irritado e perdendo a paciência. Nem sempre quando um cachorro rosna, ele está agressivo ou bravo. Geralmente rosnados significam alertas. Se os dentinhos estão escondidos, ele está ficando irritado e perdendo a paciência. Mas se os dentes estiverem aparentes e se ele olhar fixamente para você, está no limite da paciência e vai atacar (muitas vezes o ataque, caso ele não esteja se sentindo ameaçado, não é morder, mas pular para cima da pessoa e latir perto dela). Rosnado com chorinho significa que ele está se sentindo ameaçado e inseguro, que já apanhou, sabe que vai apanhar em breve, ou que vai ser atacado pelo dono ou por outro cachorro.
  • Outros sons → Uivos geralmente significam reclamações, pode ser carência, resmungo, queixa. Seja de dor, de abandono, de preocupação. Sim, os bichinhos também se preocupam, especialmente quando seus donos não estão por perto. Mas uivos longos e altos costumam ser usados para se comunicar com outros cachorros, e até com cadelas no cio. Ganidos (gemidas) são como os gritos humanos, de dor, susto ou medo. Suspiros, diferente das pessoas, não costumam ser de tristeza ou depressão, mas de prazer ao deitar e relaxar quando estão cansados.
  • Lambidas → Os beijinhos dos cachorros têm significados múltiplos. Diferente dos gatos, os cachorros não usam a língua para se limpar, então se um cãozinho está lambendo as patas freneticamente, ele pode estar estressado ou tenso. Já quando ele dá os famosos beijinhos e tenta acertar sua boca, além dele estar louco para demonstrar afeto, é um sinal de apaziguamento e submissão, já que ele não sente nem um tipo de perigo ficando vulnerável tão perto de seu rosto.
  • Cauda → O rabinho abanando nem sempre quer dizer que ele está feliz e contente. Quando o balanço do rabo mexe a bundinha junto, aí sim, ele não cabe em si de felicidade. Cauda empinada e balançando devagarinho costuma querer dizer que ele está interessado, seja em você, nas suas mãos (à procura de comida ou presentinhos, como biscoitinhos) ou no que você está carregando. Cauda entre as pernas é sinal de muito medo, submissão ou quando ele comeu seu sapato e sabe que você descobriu e vai brigar com ele. 
  • Outras demonstrações físicas →  Um sinal de que seu bichinho fica totalmente à vontade com você ou em casa é quando ele fica de barriga para cima, especialmente se ele dorme assim. Mas, se ele deita como um tapetinho, com a barriga para o chão e patinhas espalhadas, ele está com calor, talvez seja uma boa hora para checar se ele tem água. Cutucar com o focinho costuma ser para chamar atenção, para passear ou ganhar carinho. Morder o calcanhar ou as mãos geralmente são brincadeiras, quer te levar a algum lugar ou não quer que você vá embora. Mordiscar é tipo fazer carinho na linguagem canina. Já que eles não têm mãos, eles mordiscam e roçam o corpo contra o nosso, deitando ou sentando no colo. Sabe quando o cachorrinho monta na sua perna e deixa todo mundo meio desconfortável e constrangido? Calma, ele não necessariamente quer expressar um desejo sexual. Se ele não estiver no cio, geralmente é um sinal de liderança. Ele quer dizer que ele manda ali. É Legal prestar atenção também se seu bicho fica com a bundinha levantada, frente abaixada e cabeça baixa, ele quer brincar, não te atacar. 

DICA IMPORTANTE: se você quer punir seu cachorro, seja porque ele fez xixi no lugar errado ou comeu algo que não devia, não use as mãos nem outro objeto duro, use jornal. Enrole um jornal num rolo e bata nele poucas vezes e sem força. Por ser papel, não dói. Mas o barulho assusta e ele aprende a lição sem ter que passar pelo trauma da dor, que pode mexer psicologicamente com o bichinho.

Clique aqui e confira nossas ofertas e promoções. Surpreenda-se -> http://www.lojaagropecuaria.com.br/

Fonte: http://portaldodog.com.br/cachorros/listas/7-coisas-que-o-seu-cachorro-esta-querendo-te-dizer/
https://www.obaoba.com.br/variedades/noticia/saiba-como-entender-os-sinais-do-seu-cachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário