segunda-feira, 13 de março de 2017

Akhal-Teke: Cavalo Dourado do Deserto Encanta pela Beleza

A raça Akhal-Teke teve seu nome derivado de uma ramificação das tribos Teke, na região do Turcomenistão, com ancestrais da raça tendo vivido aproximadamente há 3000 anos.
Não se sabe ao certo como a raça atingiu suas características; sabe-se que cavalos Akhal Teke são os descendentes mais próximos dos cavalos de guerra turcomenistãos.
A partir de começarem a serem criados pelos nômades Akhal Teke, estes foram os criadores exclusivos, selecionando-a para características como resistência e velocidade. Apesar desses registros, a ancestralidade precisa é difícil de traçar, pois antes dos anos 1600 AD, aproximadamente, não havia raças de cavalos no sentido moderno, sendo os animais identificados por nomes ou raças locais.
Um típico exemplar da raça Akhal Teke mede entre 1.47 e 1.63 metros. A raça apresenta várias possíveis colorações, incluindo dourado (palomino e buckskins), baia, preta, acastanhado, cremello, perlino e cinza, sendo sua característica mais notável a pelagem metálica, especialmente vista nas pelagem dourada e baia; acredita-se que este padrão de cor tenha favorecido camuflagem no deserto.
Apresentam cabeça fina com um perfil retilíneo ou levemente convexo, orelhas longas e olhos em forma de amêndoa. Tanto a cola quanto a crina são, em geral, esparsas. Possuem costas longas levemente musculosas, com garupa plana e pescoço longo e vertical.
Os membros são, apesar de finos, fortes e resistentes. O corpo e a caixa torácica são bastante finos, com um peito profundo. A estrutura é típica de cavalos criados para resistência em longas distâncias. Cavalos Akhal Teke são vigorosos e alertas, e têm a reputação de se identificarem com apenas uma pessoa.
A raça é resistente e resiliente, tendo se adaptado à severidade das terras turcomenistãs, onde cavalos viviam com pouca comida e água. Isto também fez os cavalos bons para o esporte, apresentando grande resistência.
Devido à superioridade genética da raça anciã, exemplares Akhal Teke vem sendo utilizados para desenvolver novas raças. Devido ao seu atletismo natural, podem ser utilizados para esporte, adestramento, salto, corridas e equitação de resistência.

CARACTERÍSTICAS

Olhos grandes

Narinas bem abertas, o que resulta numa expressão atrevida;

Pernas longas e magras, com juntas altas em relação ao solo;

Corpo longo, estreito, tubular;

Cabeça elegante de perfil retilíneo. Cabeça num ângulo de 45º;
Pescoço comprido e fino, posto muito alto e levado quase verticalmente ao corpo;

Pouca profundidade à altura da barrigueira, devido ao comprimento excepcional das pernas.
O akhal-teke é um cavalo de estatura mediana, quase sempre de pelagem dourada, com um físico mais longo do que encorpado.

Tem todas as características do cavalo do deserto: magro de pele fina, resistente ao calor. A cabeça possui um perfil reto, a ganacha é desproporcionalmente larga em relação ao focinho e as orelhas são grandes. A cernelha é acentuada e a garupa é caída, com a resultante inserção baixa da cauda.

De um modo geral, esta raça exibem permanente agressividade, com as orelhas para trás,achatadas contra a cabeça, e edentes à mostra.

Talvez haja até uma relação entre o akhal-teke e o árabe munaghi, raça de cavalos de corrida. O akhal-teke existe há mais de 3 mil anos na área da atual Turcomênia. É oriundo dos oásis do deserto de KaraKum, com suas colinas áridase suas depressões. O principal centro de criação fica em Ashkahabad, no sopé dos montes Kopet-Dag, a 30 km da fronteira com o Irâ.

A raça contribuiu para o aperfeiçoamento de muitas outras sem ser influenciada por nenhuma. Os turcomanos tinham o akhal-teke como cavalo de corridas, preparando-o para isso com extremo cuidado: dieta de alfafa, bolas de gordura de carneiro, ovos, cevada e bolos de farinha. Para defendê-los do calor e do frio, esses corredores eram envolvidos pelos seus criadores em mantas de feltro.

O akhal-teke não se ajusta aos padrões ocidentais. O cavalo tem robustez e resistência sem limites, e seu desempenho, cobrindo distâncias imensas em condições desérticas, é excepcional.
Conta-se que um animal cobriu 4.152 km em 84 dias, distância entre Ashkabad e Moscou, atravessando mais de 400 km de deserto, com ração mínima de alimento e água.

PELAGEM: Predominantemente alazã-dourada, mas há incidência de castanhos e tordilhos e ocasionais pintas brancas sobre a pelagem básica.
FUNÇÃO: Todas. As tribos usam o cavalo para a lida e para o lazer, inclusive corridas e práticas de salto.
ORIGEM: 3.000-2.000 a.C.
TEMPERAMENTO: Sangue quente
MEIO AMBIENTE: Deserto

Clique aqui e confira nossas ofertas e promoções. Surpreenda-se -> http://www.lojaagropecuaria.com.br/


Fontes:
http://www.akhalteke.info
http://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/akhal-teke


Nenhum comentário:

Postar um comentário