segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Brasil enfrenta período mais quente do inverno essa semana

Temperaturas máximas ficam entre 30°C e 40°C em todo o país


Ondas de frio intensas que atingiram o Centro e o Sul do Brasil desde o início do inverno até o final do mês de agosto deixaram as temperaturas mais baixas que normal para esse período, principalmente no Sul do país, onde vários eventos de neve foram registrados. Com a estação chegando ao fim, as massas polares diminuem e essa semana será a mais quente do inverno, segundo previsão da Somar Meteorologia. Portanto, ainda há previsão de frio em setembro.

Uma frente fria que passou pelo Sul no fim de semana já não atua mais nesta segunda, dia 9, e as temperaturas disparam, com máximas de 34°C no oeste e norte do Paraná e no oeste do Rio Grande do Sul e de 28°C no oeste de Santa Catarina.

– Nos próximos dias, um bloqueio atmosférico impede o avanço de frentes frias e o ar quente do Centro do país ganha força sobre todas as regiões – afirma o meteorologista Celso Oliveira. Os termômetros alcançam 34°C no oeste da região Sul. A partir do próximo fim de semana, uma frente fria rompe o bloqueio e as temperaturas voltam a cair.

A partir desta segunda, dia 9, o calor toma conta de todos os Estados do Sudeste, com máximas de 33°C no oeste de Minas Gerais. As próximas madrugadas ainda serão frias no leste de São Paulo, com mínimas entre 6°C e 14°C, mas as temperaturas sobem rapidamente durante a tarde e as máximas chegam aos 35°C no oeste e norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais e aos 32°C no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Em meados da semana que vem, a passagem da frente fria também causa declínio das temperaturas na costa do Sudeste.

Na região Centro-Oeste, a expectativa é de calor nos próximos 15 dias, apesar da chuva e de eventuais frentes frias. De acordo com os meteorologistas da Somar, até a próxima sexta, dia 13, a máxima varia em torno dos 35°C em Mato Grosso, no noroeste de Goiás e no norte e oeste de Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, o tempo seco no interior da Bahia favorece a queda das temperaturas durante as madrugadas e, por isso, as próximas manhãs terão temperaturas em torno dos 16°C no oeste e sul baiano. Já as tardes seguem com temperaturas elevadas em toda a região ao longo da semana, com máximas entre 33°C e 36°C no interior da região. A partir de 13 de setembro, o calor deve ganhar ainda mais intensidade e os termômetros passam dos 36°C. Moradores da região Norte enfrentarão dias ainda mais quentes do que as outras regiões do país. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, todos os Estados registrarão temperaturas entre 35°C e 40°C nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário