Elmiro Nascimento, enfatizou a importância das parcerias público-privadas para o fortalecimento da agricultura familiar
Ao abrir nesta terça-feira (17), em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a segunda Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, enfatizou a importância das parcerias público-privadas para o fortalecimento da agricultura familiar. “O governo estadual procura estimular as parcerias para possibilitar ao agricultor uma eficiência cada vez maior e o acesso à renda”, disse.
Nascimento falou para cerca de 250 participantes, sendo 195 representantes de entidades civis e órgãos governamentais, reunidos para discutir até a sexta-feira, no Hotel Fazenda Canto da Siriema, as diretrizes para a elaboração dos Planos Nacional e Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Segundo o secretário, o evento é um exemplo de ação em parceria, porque é promovido pela Secretaria da Agricultura, com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Assembleia Legislativa e Federação da dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg).
Já a Secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andréa Lorena Butto Zarzar, destacou que o meio rural está mais integrado atualmente por políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável. “Existe, por exemplo, um esforço dos poderes públicos para apoiar a agricultura familiar desde a produção com boas práticas que garantem qualidade crescente até a comercialização dos produtos”, explicou.
Nos dois últimos meses foram realizadas 18 conferências intermunicipais e territoriais em várias regiões de Minas, como etapas preparatórias para a conferência estadual. Nesses encontros foram debatidas as políticas públicas para agricultura familiar e reforma agrária. A informação é de Juliana Veloso, secretária executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (Cedraf-MG). Ela disse que as propostas serão revisadas e outras poderão ser criadas para compor um documento final que oriente a construção do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais. Além disso, a conferência de Jaboticatubas deverá examinar propostas que serão apresentadas no encontro nacional para serem incluídas no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.
De acordo com Juliana, o primeiro grupo de propostas que serão discutidas na segunda conferência referem-se a desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia, pesca e aquicultura. O segundo grupo é relativo à reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais. A pauta inclui a análise de ações territoriais como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; gestão e participação social, autonomia das mulheres rurais, autonomia e emancipação da juventude rural e promoção do etnodesenvolvimento. O documento final da conferência será definido com a participação de todos os delegados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário