segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Consumo é quase 20% do Brasil


Mato Grosso é o estado que mais consome fertilizantes no país. Nos primeiros sete meses deste ano, a região utilizou 2,821 mil toneladas do insumo agrícola. O volume, que é quase 3% superior em relação ao que foi registrado no mesmo período de 2011 (2,743 mil toneladas), representa 19,6% do consumo no país, de 14,338 mil toneladas. Os dados são da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Só em julho o Estado consumiu 478,4 toneladas de fertilizantes. O resultado representa um aumento 5,5% frente ao volume em julho de 2011 quando 453,4 toneladas haviam sido consumidas. Segundo o setor da agropecuária no Estado, esses números demonstram a força da produção estadual para o cenário nacional.

O diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro, explica que o consumo de fertilizantes está atrelado principalmente ao tamanho da área plantada no Estado, que tem crescido consideravelmente nos últimos anos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Frente a essa produção, existe também o aumento do consumo”, explica. O Estado que soma produção total de 38,08 milhões de toneladas, 23% acima do volume de 30,94 milhões toneladas da safra passada, responderá por 23,4% da safra brasileira, que, conforme a Conab, soma 162,59 milhões, cerca de 1% menor que a registrada em 2010/11.

De acordo com o gerente técnico da Associação dos Produtores de soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, o Estado com a maior produção também consome a maior parte de insumos, porém o consumo é  associado à necessidade do uso de corretivos no solo, como o calcário agrícola. “Em Mato Grosso é necessária a correção do solo, e isso implica em maior consumo”, calcula.

BRASIL
A quantidade de fertilizantes que foi entregue aos agricultores em 2012 ainda segue acima do volume entregue no mesmo período do ano anterior, aliás, atingindo o volume recorde para o período de 14,339 toneladas.

Entretanto, a quantidade entregue no último mês, em julho (2,6 mil toneladas), foi inferior ao volume entregue no mesmo mês do ano anterior (2,7 mil t), com queda de 4,8%.  Mato Grosso continua na liderança do consumo, com as entregas atingindo 2,822 mil toneladas. São Paulo vem em segundo e atingiu 2,034 mil toneladas, vindo a seguir o Paraná com 1,893 mil toneladas e o Rio Grande do Sul com 1,489 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário