quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Para o Brasil Central a estação de monta pode ser de novembro a janeiro.

O entoure das fêmeas entre novembro e janeiro é uma recomendação da Embrapa e, quando as chuvas atrasam, a estação de monta pode ser adiada por um mês, iniciando em dezembro. É nessa época que os touros e matrizes apresentam melhor condição nutricional. Os bezerros também são beneficiados, pois, nascendo entre agosto e outubro, sofrem menor incidência de parasitos e doenças.

Novilhas que estejam com maturidade sexual, e com 280 quilos e 300 quilos e 18 meses e 24 meses, podem ser submetidas a umaestação de monta diferenciada de outono (abril e maio), de dois meses. Assim sendo, estas podem parir mais cedo e se recuperar para a próxima estação.

Para quem mantém os touros durante todo o ano com a vacada, pode iniciar a estação de monta com seis meses, de outubro a março. A sua redução deve ser gradual, para que não haja limitação na produção de bezerros. No segundo ano, ela pode cair para quatro meses, de novembro a fevereiro e, no terceiro ano, chegar definitivamente aos três meses (novembro a janeiro).

Não menos importante é o período de repouso dos animais. Durante essa época de descanso, os touros devem ser avaliados quanto à fertilidade, por meio de exames andrológicos completos. Animais inférteis e subférteis devem ser substituídos. As fêmeas também podem ser examinadas por meio do diagnóstico de prenhez, realizado 60 dias após o fim da estação de monta.


Com este exame pode-se ter uma previsão dos índices de fertilidade do rebanho e descartar matrizes vazias, além de serem diagnosticados possíveis problemas de reprodução. Vale lembrar que os pecuaristas também devem estar atentos quanto às questões nutricionais, durante esse período. Um bom manejo das pastagens deve assegurar forragem suficiente a todos os animais, durante o ano todo. ( Dicas para uma pastagem bem manejada )

À medida que se intensifica o sistema de produção, o uso de uma estação de monta curta e bem definida toma maior importância. É ela quem vai praticamente balizar o sucesso do empreendimento. Por essas e outras razões é que se pode avaliar o grau de desenvolvimento de uma propriedade, levando-se em consideração, primeiramente, a adoção ou não dessa prática. No entanto, não raro pecuaristas utilizam técnicas mais sofisticadas, como a do cruzamento industrial, por exemplo, enquanto seus touros permanecem com a vacada durante o ano todo. Outras vezes, o criador atribui culpa à prática da estação de monta, sem se preocupar com o estado nutricional, fertilidade e saúde dos seus reprodutores e das suas matrizes. Nem lhe passa pela idéia a consideração de que essas fêmeas tiveram quatro oportunidades de cios consecutivos, durante os três meses de estação de monta.

Principais atividades de manejo para estação de monta de três meses (novembro a janeiro) no Brasil Central.



Fonte: Ronaldo de Oliveira Encarnação
Pesquisador da Embrapa Gado de Corte

Leia também: Estação de monta: é hora de juntar touros e vacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário