terça-feira, 2 de maio de 2017

Brasil tem 90% dos frigoríficos habilitados para o abate Halal

O Brasil possui 90% dos frigoríficos habilitados para produzir proteína animal Halal e seus derivados, de acordo com nota divulgada pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na quarta-feira (26/4). Seu abate é específico para atender o consumo de carne pelos muçulmanos. O conceito Halal trata-se de uma série de padrões que vão desde a constatação da saúde plena do animal até a não adoção de trabalho infantil ou escravo pelos estabelecimentos de abate. 

Ainda segundo a entidade, o volume exportado da carne brasileira alcança apenas 20% da população muçulmana no mundo, de cerca de 1,8 bilhão de pessoas. Por outro lado, o país é o principal exportador de carne bovina e de frango para países islâmicos. A carne suína não entra nessa conta, visto que o consumo de suínos é proibido pelo Islamismo.

Para exportar para os países muçulmanos, os frigoríficos brasileiros precisam realizar o procedimento Halal longe dos animais não Halal. Nesse caso, o gado deve ser saudável, em perfeita condição física e não deve sofrer. O abate precisa ser autorizado por autoridades sanitárias e só pode ser feito e fiscalizado por muçulmanos que conheçam as regras e condições da prática.

Para Ahmad El Tarrass, gestor de desenvolvimento do Halal Industrial da FAMBRAS Halal, instituição certificadora Halal, há uma tendência dos consumidores não-muçulmanos em adquirir produtos Hala pela segurança que eles oferecem. “Os produtos Halal exigem das indústrias a implantação de uma série de padrões e controles de qualidade, o controle dos insumos, do nível de agrotóxicos, da manipulação dos alimentos, da rastreabilidade…São parâmetros bastante diferentes e bem mais rigorosos do que os adotados na indústria comum e que garantem mais segurança aos produtos alimentícios. Em se tratando da proteína animal, além de tudo, há a certeza de que não existiu o sofrimento do animal e que o método do abate foi o mais ético e correto existente”, diz Tarrass. 

Conheça mais sobre a Técnica de Abate Halal
Halal é uma palavra árabe que significa legal, permitido. Todos os alimentos são considerados halal, exceto:
  • Carne de porco e seus derivados;
  • Animais abatidos de forma imprópria ou mortos antes do abate;
  • Animais abatidos em nome de outros que não sejam Alá;
  • Sangue e produtos feitos com sangue;
  • Álcool e produtos que causem embriaguez ou intoxicação;
  • Produtos contaminados com algum dos produtos acima.

Animais como os bovinos, caprinos, ovinos, frangos podem ser considerados Halal, desde que sejam abatidos segundo os Rituais Islâmicos (Zabihah).

A técnica de abate Halal deve seguir os seguintes passos:
  1. O animal deve ser abatido por um muçulmano que tenha atingido a puberdade. Ele deve pronunciar o nome de Alá ou recitar uma oração que contenha o nome de Alá durante o abate, com a face do animal voltada para Meca;
  2. O animal não deve estar com sede no momento do abate;
  3. A faca deve estar bem afiada e ela não deve ser afiada na frente do animal. O corte deve ser no pescoço em um movimento de meia-lua;
  4. Deve-se cortar os três principais vasos (jugular, traquéia e esôfago) do pescoço;
  5. A morte deve ser rápida para evitar sofrimentos para o animal;
  6. O sangue deve ser totalmente retirado da carcaça.
Fonte: The Islamic Food and Nutririon Council of América e The Muslim Food Board.


Clique aqui e confira nossas ofertas e promoções. Surpreenda-se -> http://www.lojaagropecuaria.com.br/

Fonte: http://abpa-br.com.br/setores/avicultura/mercado-externo/a-tecnica-de-abate-halal
http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/noticia/2017/04/brasil-tem-90-dos-frigorificos-habilitados-para-o-abate-halal.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário