terça-feira, 26 de março de 2013

Abras e MPF assinam cooperação técnica por pecuária sustentável

Objetivo é evitar que supermercados comprem carne bovina de fazendas localizadas em áreas desmatadas da Amazônia ou com irregularidades ambientais e sociais


A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram na segunda, dia 25, um termo de cooperação técnica pela pecuária sustentável. Segundo o MPF, o objetivo do acordo é evitar que os supermercados brasileiros comprem carne bovina de fazendas localizadas em áreas desmatadas na Amazônia ou regiões nas quais tenham sido constatadas outras irregularidades ambientais e sociais, como invasão de terras públicas e trabalho escravo.

A Abras se comprometeu junto ao MPF a incentivar os supermercados a divulgar nos pontos de venda a origem da carne bovina e suas ações e de parceiros para o aprimoramento da cadeia produtiva. A entidade também irá publicar nos seus meios de comunicação (site e revista) a relação de produtores (frigoríficos e fazendas) que são parceiros do MPF, a lista restritiva organizada pelo Sistema Nacional do Meio Ambiente e os nomes das cidades que participam do programa Municípios Verdes, implantado no Pará.

Na cerimônia de assinatura do acordo, o presidente da Abras, Fernando Yamada, entregou aos procuradores a primeira versão do plano de ação da associação, que contém sugestões de práticas a serem implantadas pelos supermercados em pontos de venda e nas bandejas de carne. O procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal, afirmou que a partir de atitudes concretas "o MPF espera que o consumidor brasileiro e as empresas representadas pela Abras se engajem em um esforço pela preservação do meio ambiente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário