quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mato Grosso aposta em agricultura de precisão e deve alcançar maior índice de produtividade

Previsão da Safras & Mercado é que Estado supere Goiás e aumente em 5% a produção no Centro-Oeste



Mato Grosso deve ultrapassar Goiás e se tornar o Estado com o maior índice de produtividade da região Centro-Oeste, já a partir da safra 2013/2014. A previsão é da consultoria Safras & Mercado. Entre os fatores apontados para este crescimento, está o aumento da agricultura de precisão. A equipe de reportagem do Soja Brasil visitou Campo Verde, que alcançou um índice invejável para qualquer município com vocação agrícola: 90% das propriedades já adotaram o sistema.

E nem faz tanto tempo: o gerente de fazenda José Rocha lembra bem. Lá por 2008, 2009, a agricultura de precisão passava ao largo da propriedade.

– Antes fazia análise aí e jogava 2.500 kg de calcário, vamos supor – conta Rocha.

Há quatro anos, a propriedade adotou agricultura de precisão. Antes, produzia 50 sacas por hectare. Hoje, a situação é bem diferente. Em pouco tempo, na mesma área, se passou a produzir de oito a 10 sacas a mais por hectare.

– Nós estamos aumentando aí, a cada ano, dois três sacos por hectare. Ano a ano aí, resultado deste trabalho. Nós temos pontos de 400, 500 quilos e pontos de 200 quilos por hectare hoje. Então, diminuiu bastante a quantidade que nós jogávamos... Caiu para 360 quilos mais ou menos – explica.

O bom exemplo que conhecemos na fazenda onde trabalha José Rocha virou uma constatação em todo município de Campo Verde. Noventa por cento dos agricultores utilizam a tecnologia, que antes de mais nada estuda a variabilidade do solo, o que possibilita tomar medidas corretivas aplicando o produto de maneira precisa. No momento certo, e com a dosagem que as plantas mais necessitam.

– Por que implantar a agricultura de precisão? Em primeiro lugar, ela diminui os custos. Você vai estar colocando o produto correto no local correto. (...) Você não vai estar desperdiçando produto. E outro aspecto, num segundo momento, é o aumento da produtividade. Porque você preenche aquelas lacunas, aqueles espaços de baixa produtividade – explica o engenheiro agrônomo Rodrigo Stechow.

O investimento é mais alto e não basta apenas adotar a prática. O produtor deve estar bem orientado, como recomenda o supervisor regional Senar-MT Natalino Viana da Costa.

– Nós temos curso tecnológico no Senar para aplicação de agrotóxico, máquinas agrícolas, treinamento de capacitação  para implementos agrícolas. E temos um curso específico na área de agricultura de precisão para máquinas embarcadas com tecnologia de precisão. Então, nós capacitamos as pessoas com conteúdos específicos para trabalhar com agricultura. Para que nós possamos levar para o produtor rural e para os trabalhadores o conhecimento, para que eles possam aplicar e desenvolver a tecnologia no campo. Porque, com certeza, isto vai resultar em melhores produtividades, e é isto que a gente espera para que a nossa produção aqui em Mato Grosso aumente cada vez mais.

E a produtividade, não por acaso, vem aumentando.

– Mato Grosso vai ser o Estado com maior produtividade na região Centro Oeste aqui no Brasil. Enquanto a região aumentou em três e pouco por cento a produtividade, Mato Grosso, segundo previsão da Safras, aumenta mais de 5% a produtividade média. (...) Claro que outros fatores têm que ser considerados como o clima, o solo. Mas  a agricultura de precisão é um fator muito importante. Aumenta o rendimento médio numa mesma área. (...) o produtor consegue aumentar sua produção – comemora o analista da Safras & Mercado Filipe Dawson.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ministério da Agricultura reitera importância da vacinação contra febre aftosa neste mês

Pecuaristas da maioria dos Estados devem imunizar seus rebanhos em novembro; país busca status de 'livre da doença' e está há quase oito anos sem registro da enfermidade



O coordenador de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Plínio Lopes, alerta, em entrevista ao programa Mercado e Companhia, do Canal Rural, para a importância do mês de novembro na campanha contra a febre aftosa no Brasil. Quase todos os Estados devem vacinar os rebanhos de bovinos e/ou bubalinos neste mês, com exceção de Santa Catarina (que é Estado livre sem vacinação), Piauí e Roraima, que possuem outros cronogramas. O país está há quase oito anos sem registro da enfermidade, o que é motivo de comemoração para o governo e para a cadeia produtiva.

– É um fator positivo de evolução, temos que comemorar o resultado do esforço conjunto e de grandes investimentos feitos ao longo de décadas. O programa já acontece de forma organizada desde a década de 60, e hoje conseguimos manter o país sem registros da doença – ressalta Lopes, acrescentando a importância de manter "o que foi conquistado até hoje" para que o país alcance o status de livre da  doença. Três Estados brasileiras ainda apresentam riscos – Amazonas (risco médio), Roraima e Amapá (ambos com alto risco).

O especialista destaca que o produtor deve ter conhecimento básico sobre os sintomas da doença e, sendo esses detectados, ele deve procurar o serviço oficial mais próximo de sua propriedade e notificar a ocorrência.

– Por ano, atendemos em torno de 300 suspeitas da doença, que às vezes é confundidada com estomatite vesicular, que tem bastante ocorrências na região Nordeste.

Lopes lembra que os sintomas mais clássicos são aftas na boca ou nas patas, que fazem com que o animal babe ou manque. Ele ainda alerta que a enfermidade pode contaminar suínos, ovinos e caprinos.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Boa Esporte fecha patrocínio com grande empresa de agropecuária de Perdões – MG.

Na reta final do campeonato Brasileiro da Série B, o Boa Esporte Clube, assinou nesta quinta-feira (14), contrato de patrocínio Master, com a Loja Agropecuária.com.br, de Perdões (MG).

O Boa Esporte participa, no momento, do Campeonato Brasileiro da Série B e na tabela geral da competição está em 11º lugar, com 50 pontos.
A Série B do Brasileirão é disputada entre 20 equipes. Com 38 rodadas, os jogos acontecem até o próximo dia 30 de novembro. As quatro equipes melhor classificadas sobem para a Série A em 2014.

Loja Agropecuária
A Loja Agropecuária tem uma série de produtos para o agronegócio em geral. Implementos agrícolas, fertilizantes, sementes, rações, adubos, ordenhadeiras, pulverização, irrigação, roçadeira, motosserra, selaria, ferragens, ferraduras, botinas, lonas, cercas, cerca elétrica, identificação animal, defensivos agrícolas, herbicidas, inseticidas, formicidas, nutrição e saúde animal estão entre os pro
A empresa estampará sua marca, na parte da frente da camisa oficial de jogo, abaixo do escudo do clube.
dutos oferecidos pela empresa.